Ao discutir a adição de moléculas nos alimentos, relembre conteúdos importantes, como distribuição eletrônica e a classificação das moléculas em orgânicas e inorgânicas.
- Conhecer o conceito de nutrição
- Identificar substâncias adicionadas aos alimentos, suas funções e seus valores nutricionais
Conteúdos
- Nutrição
- Classificação de compostos químicos
- Classificação dos metais da tabela periódica e distribuição eletrônica
Tempo estimado
Três aulas
Anos
Ensino Médio
Material Necessário
- Tabela periódica
- Lousa e giz
- Cópias da reportagem "Coloridos, aromatizados, conservados - e seguros?" (Veja, 2328, 3 de julho de 2013)
- Cópias do artigo "Suplementação de Elementos-Traços", disponível aqui
Desenvolvimento
1ª etapa
Inicie a aula perguntando por que os seres vivos precisam se alimentar. Compare o organismo com uma grande fábrica, que precisa tanto de matéria-prima quanto de energia e explique que os alimentos são os grandes responsáveis por fornecer tanto os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo quanto a energia necessária para que ele trabalhe.
Escreva na lousa a palavra "nutrição" e pergunte quais os sentidos os alunos conhecem para ela. Incentive a participação de todos. Uma boa estratégia é perguntar, individualmente, qual outra palavra lhes vêm à mente quando se fala nesse conceito. Anote as opiniões no quadro e explique que essa é a ciência que estuda os alimentos, os nutrientes que os formam, a interação entre eles e a manutenção da saúde de um indivíduo.
Explique que a geração de energia a partir dos alimentos ocorre por meio de reações químicas entre as moléculas que compõem os compõem e outras produzidas pelo organismo. O estudo desses mecanismos é abordado no campo da bioquímica, responsável por estudar o funcionamento dos organismos do ponto de vista químico.
Retorne ao debate sobre a necessidade de alimentação. Levante um debate sobre a qualidade dos alimentos que a turma ingere em suas refeições diárias. Pergunte, por exemplo, se eles acreditam consumir aquilo de que seus organismos necessitam.
2ª etapa
Pergunte qual a relação entre alimentação e saúde. Com base nas respostas, destaque que são necessários nutrientes específicos para o bom funcionamento do organismo. Se necessário, faça a seguinte analogia: assim como uma fábrica de carros não pode trabalhar com estruturas de bicicletas, o corpo humano não consegue funcionar adequadamente se não forem consumidas as substâncias de que ele precisa.
Em seguida, explique que essas substâncias adequadas são os chamados nutrientes e se dividem em duas classes: macronutrientes e micronutrientes. Os primeiros são moléculas maiores, compostas por um número maior de átomos como os carboidratos, lipídeos e proteínas, enquanto os outros são mais simples, como as vitaminas e o sódio. Estes devem ser consumidos em pequenas quantidades.
Conte que os nutrientes podem ser substâncias orgânicas (compostas por arranjos do elemento Carbono) e inorgânicas (as outras). Por muito tempo, acreditou-se que o organismo humano necessitava apenas das orgânicas, porém muitos elementos inorgânicos, sobretudo os metais de transição, presente geralmente em baixas concentrações são essenciais para todos os seres vivos.
Com o auxílio da tabela periódica (você pode baixa-la aqui), relembre que os metais de transição são os elementos pertencentes à região mais central da tabela.
3ª etapa
Distribua cópias da reportagem de Veja sobre aditivos presentes nos alimentos. Inicie a leitura com os alunos e peça que anotem no caderno palavras desconhecidas e termos importantes. Depois, anote as palavras selecionadas pelos alunos no quadro e explique que elas só serão utilizadas no final da aula.
Monte no quadro uma tabela contendo duas colunas: aditivos alimentares e funções, conforme o exemplo a seguir. Preencha apenas a primeira coluna e divida a turma em grupos, e responsabilize cada um pelo preenchimento de uma linha da segunda coluna. Para tanto, eles podem utilizar as informações da reportagem e outras fontes como livros e a internet.
Aditivo Alimentar | Função |
Corantes | Intensificar ou restaurar a cor dos alimentos. Podem ser extraídos de fontes naturais ou ser sintetizados |
Oxidantes | Retardar o processo de oxidação e, por isso, conservar os alimentos |
Acidulantes | Aumentar a acides ou conferir um sabor ácido |
Edulcorantes | Conferir sabor doce aos alimentos. São dezenas e até centenas de vezes mais doces que os açúcares |
4ª etapa
Explique as substâncias utilizadas como aditivos podem ter diferentes funções químicas, isto é, podem ser formadas por compostos orgânicos e inorgânicos. Relembre com a turma quais os principais componentes e funções químicas já estudadas (veja alguns exemplo neste artigo). Selecione alguns exemplos, escreva suas fórmulas estruturais no quadro e peça que os alunos identifiquem se são moléculas orgânicas ou inorgânicas.
Essa conexão faz com que os alunos relembrem conteúdos já estudados e faça ligações com a importância e função dos compostos químicos.
5ª etapa
Apresente aos alunos as seguintes questões: "Os aditivos químicos são bons ou ruins? O que eles causam ao organismo?"
Divida a turma em dois grupos e peça que pesquisem sobre os benefícios e malefícios dos aditivos alimentares. A pesquisa pode ter como base a própria reportagem de Veja. A pesquisa deve ser feita em casa e trazida para a aula seguinte, quando será você conduzirá um debate com os alunos, em que os grupos serão a favor e contra o uso dessa substância. Explique que os alunos devem pesquisar e entender o assunto para que possam debater e os aconselhe a procurar o professor em caso de dúvidas.
6ª etapa
Organize o debate entre os grupos formados anteriormente, colocando os grupos um em frente ao outro. Comece a discussão com um dos aditivos citados na reportagem e dê cinco minutos para que cada agrupamento defenda ou recrimine o seu uso. Seja o mediador da discussão, alternando a vez dos grupos, abrindo espaço para réplicas e apresentando novas questões que reavivem o debate.
7ª etapa
Retome a reportagem de ***Veja*** e explique que a adição dessas substâncias, conhecida como suplementação, tem como finalidade a melhoria do valor nutricional dos alimentos e que os elementos colocados artificialmente são chamados de essenciais, pois a deficiência de sua ingestão produz desordens em certas funções.
Entregue cópias do artigo "Suplementação de Elementos-Traços", disponível aqui, e divida a turma em duplas ou trios. Explique que eles deverão entregar na aula seguinte um trabalho sobre os metais citados nesse texto. Selecione um ou dois metais como tema para cada dupla e peça pesquisem as seguintes informações sobre cada elemento: nome, símbolo, número atômico, distribuição eletrônica e funções no organismo (veja um exemplo abaixo). Na aula seguinte, peça que eles elaborem uma apresentação oral com duração entre 7 e 10 minutos.
Características do Ferro
Nome do metal de transição: FerroSímbolo atômico: Fe
Número atômico: 26
Distribuição eletrônica: 1 s2, 2 s2, 2 p6, 3 s2, 3 p6, 3 d6, 4s2
Funções no organismo: Transportar elétrons e metabolizar o Oxigênio
Retome os conceitos químicos abordados nas aulas, como a diferença entre substâncias orgânicas e inorgânicas, a organização da tabela periódica e a distribuição eletrônica. Essa revisão envolve conteúdos de todos os anos do Ensino Médio e é importante para que o aluno consiga relacionar conceitos que foram estudados separadamente.
Avaliação
Construa a avaliação com base nas pesquisas realizadas e no desempenho nas atividades propostas. Também considere o envolvimento nos debates.
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